As gemas são escolhidas de acordo com a configuração do quadro astrológico natal que demonstrará a situação de cada astro, se favorável ou desfavorável. Também conta o período astrológico vigente, que tem grande influência sobre a vida do nativo.
Cada astro rege um conjunto de gemas, determinadas pela cor. Em contato com a pele, as gemas transmitem pela camada eletromagnética as vibrações do astro regente. Estas vibrações interferem no comportamento emocional e psicológico dos usuários das gemas e proporcionam o equilíbrio necessário.
Considerados divindades, com características de personalidade, eles influenciam o comportamento dos seres humanos. Também assumem regência sobre elementos materiais tais como metais, plantas e minerais.
Quando um astro está desfavorável, é possível harmonizá-lo seguindo critérios estritos. Então, escolhe-se uma gema correspondente ao astro em questão e elabora-se a jóia terapêutica. A Gemoterapia védica combina as propriedades químicas e eletromagnéticas de cada gema com a alquimia sagrada védica. Isto torma o tratamento em uma experiência psicofísica.
Recomenda-se que a gema seja adquirida no dia correspondente ao astro em questão. A joia deve ser elaborada no metal adequado. A gema deve ser pura e transparente, com boa lapidação e cor natural.
Uma vez seguido este critério, por meio de uma cerimônia sagrada a joia é consagrada. A cerimônia, feita por um sacerdote, transforma a joia em um talismã símbolo do astro. Desta forma, a joia terá verdadeira influência sobre os aspectos nocivos do astro.